Cães Inteligentes - Victor Rezende

Como Funciona

INICIO DO TRABALHO

Para conhecer o histórico do animal e sua rotina de convício com o dono, Victor Rezende inicia o atendimento com uma visita. Nesse primeiro momento, é possível identificar as variáveis que influenciam diretamente no comportamento do animal, o que permitirá ao adestrador entender as razões ou hipóteses prováveis que fazem com que o cão se comporte conforme a queixa do tutor.

Plano de Trabalho

A partir daí, será elaborado um plano de trabalho com base nas frentes de serviços oferecidas pela Cães Inteligentes:

- Visita

- Treinamento de obediência

- Guarda e proteção

- Reforço positivo

Participação da família

Durante todo o processo de educação comportamental do cão é de extrema importância a participação das pessoas que convivem com o animal, tendo como objetivo principal de gerar bem-estar ao cão e à família que o adota.

VISITAS

As visitas acontecem na residência do tutor e, preferencialmente, com todas as pessoas que convivem com o animal. Esse encontro pode ter como objetivo orientar sobre os procedimentos que devem ser adotados com o cão ou definir um plano de adestramento.

Filhote

Não espere o seu cãozinho adquirir comportamentos indesejados para adestrá-lo! O filhote é como uma criança pequena que precisa ser educada para aprender o que é certo ou errado, o que se pode ou não fazer em um lar. A visita tem o objetivo de orientar sobre as ações necessárias para uma convivência saudável com o animal.

Problema de comportamento

A visita também é indicada para ajudar a solucionar um problema de comportamento específico em cães de qualquer idade, como por exemplo, agressão redirecionada ao proprietário, latido excessivo, dentre outros. Há casos em que as orientações e procedimentos passados pelo educador de cães podem solucionar o problema. Em outros, poderá ser necessário o treinamento do animal.

TREINAMENTO DE OBEDIÊNCIA

No treinamento de obediência o cão aprenderá seis comportamentos básicos: andar junto, senta, deita, fica, vem e NÃO. Pode ser iniciado a partir de 60 dias de idade, não tendo idade mínima para começar. O trabalho é realizado com técnicas de aprendizagem e modificação de comportamento que geram benefícios e bem-estar para o cão.

Reforço Positivo

Victor Rezende utiliza de Reforço Positivo para ensinar bons comportamentos e explorar a inteligência do seu cachorro. Essa forma de abordagem consiste em gerar consequências prazerosas para o animal, após a resposta para um determinado comportamento.

Vínculo entre o tutor e o animal>

O processo de educação comportamental fortalece o vínculo entre o tutor e o animal de estimação. Um cão treinado através de manipulações saudáveis se tornará mais seguro e confiante com seu dono, além de bem-comportado.

Vale ressaltar que em cada fase da vida do cão, os procedimentos para executar a aprendizagem devem ser diferentes, levando em consideração a maturidade do animal.

GUARDA E PROTEÇÃO

É importante ressaltar que esse treinamento não tem como objetivo deixar o seu cão "agressivo". O bom treinamento deixa o cão seguro para reagir na hora certa e em qualquer situação difícil que demanda proteção.

Sob o comando do tutor

Realizado após o treinamento de obediência, o adestramento de Guarda e Proteção visa ensinar ao cão a "morder" e "largar" sob o comando do tutor. O trabalho é feito com cães das raças que tem características para a guarda como: Pastor Alemão, Rottweiler, Pastor Belga Malinois e outras. É realizado por um condutor e um profissional que faz o papel de "figurante".

REFORÇO POSITIVO

A Cães Inteligentes acredita que por meio do Reforço Positivo é possível obter resultados mais satisfatórios e duradouros. A técnica de modificação de comportamento é utilizada em seres humanos e animais por profissionais da área da Psicologia Experimental.

REFORÇO = tem o sentido de FORTALECER

POSITIVO = tem o sentido de ACRESCENTAR

Qualquer estímulo apresentado logo após a um determinado comportamento e que aumente a probabilidade desse comportamento ser emitido no futuro, é classificado como Reforço Positivo.

Exemplo:

O cão senta-se e logo após você o elogia ou apresenta um petisco (consequência boa), você está usando de Reforço Positivo para o cão se sentar.

Aprendizado é prazeroso

A vantagem de se trabalhar com esse método é que você pode direcionar o animal para aprender comportamentos aceitáveis para a convivência e, ainda, todo o processo de aprendizado é prazeroso gerando consequências saudáveis para o organismo em questão (o cachorro).

Todos os direitos reservados - Cães inteligentes por Victor Rezende - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil